O que deve ser levado em consideração ao contratar um seguro

Contratar um seguro pode ajudar você e sua família em diversas situações, como emergências médicas, tratamentos de saúde, internações, auxílio desemprego e tragédias.

Apesar de não serem situações agradáveis, é importante que haja um planejamento para estes momentos.

As seguradoras afirmam que uma família pode demorar cerca de 3 anos para se estabilizar novamente depois de um doença grave, acidente ou morte de um ente querido.

Por isso, vale a pena contratar um seguro que auxilie a sua família a passar por estes momentos sem problemas financeiros.

Mas diferente do que se imagina, contratar um seguro não é algo simples, já que atualmente existem cerca de mais de 70 coberturas adicionais como opções. Por isso, preparamos esse post para ajudá-lo a fazer a melhor escolha.

Confira!

Contratar um seguro: Conheça as opções de cobertura

Na hora de contratar um seguro, avalie quais são as suas necessidades e a de sua família e pesquise quais são as vantagens que cada seguradora oferece.

Recomendamos um planejamento prévio porque além de serem mais de 70 tipos de cobertura no mercado, alguns serviços podem encarecer o seu pacote. Por isso, não deixe de fazer uma pesquisa antes, pois ela pode evitar gastos desnecessários.

Algumas coberturas adicionais podem ser úteis para você e sua família, como:

  • DIH – Diária por Internação Hospitalar

Esta cobertura é uma espécie de pagamento destinado a internações hospitalares em casos de tratamento de saúde e acidentes.

  • Auxílio Desemprego

Esta opção está disponível para aqueles que fazem o seguro de vida em grupo. Ele é uma espécie de indenização pela perda de um emprego.

  • Assistência funerária

Apesar de ser um momento doloroso, ele está envolvido em diversas burocracias e gastos.

Para que você não tenha que se preocupar com isto, é interessante optar por uma assistência funerária. Assim, a seguradora se encarregará dos trâmites e preparação para velórios e enterros ou cremações.

  • Assistência Psicológica

Além de auxiliar você com os preparativos funerários, a seguradora também deixa a sua disposição o suporte de psicólogos e também de psicoterapeutas para ajudá-los a superar este momento difícil.

  • Cobertura em função de invalidez

Ao contratar um seguro, vale a pena se atentar para este tipo de cobertura, precavendo-se e garantindo um futuro com as mínimas condições de vida. Existem três tipos:

  1. Cobertura por invalidez total ou parcial em decorrência de acidente: em caso de acidente, este seguro cobre o assegurado que teve perda total de alguma parte do corpo ou perda parcial de membro ou funções do corpo.
  2. Invalidez funcional total ocasionado por doença: ele cobre assegurados que foram acometidos por doenças que o deixem impossibilitados de trabalhar.
  3. Incapacidade temporária ocasionada por acidente ou então por doença: é um seguro oferecido no período em que o assegurado esteja se recuperando de alguma doença ou acidente que o tenha afastado do trabalho.
  • Doenças graves

Esta opção é uma segurança para caso você venha a sofrer com uma doença grave, como um câncer. Desta forma, você receberá uma franquia do seguro para auxiliá-lo neste momento difícil.

Dando atenção ao contrato

Assim como em qualquer situação da vida, na hora de contratar um seguro você não deve deixar de ter atenção ao assinar um contrato.

É necessário que o formulário da seguradora seja preenchido corretamente: você não deve mentir nem omitir informações sobre seu estado de saúde.

Isto porque caso algo aconteça no futuro, a empresa poderá pedir uma investigação e se conseguirem provas que os dados fornecidos não correspondem a realidade, você ou sua família poderão perder o direito de receber o seguro.

Em caso de mudanças, não deixe de atualizar os seus dados cadastrais na hora de renovar seu contrato de seguro.

 Cálculo de valores

Ao contratar um seguro, saiba que o valor cobrado foi estipulado com base no seu perfil e o valor correspondente desta cobertura.

O valor da apólice de seguro é a base para o cálculo do seguro. Se você quer ter uma ideia de quanto é, liste quantas pessoas são seus dependentes financeiros e as despesas com educação, financiamentos, aluguéis, alimentação, roupas e outros serviços que estejam presentes em seus gastos mensais.

Faça uma soma dos gastos e do valor de sua renda mensal e multiplique por 5 anos.

O resultado é o valor considerado ideal como indenizatório para sua família. Principalmente se você não possui boa reserva de dinheiro, este montante advindo da seguradora será aquele com o qual a sua família sobreviverá por certo tempo caso algo aconteça com você. Outros aspectos também influenciam esta conta, como é o caso da idade, sexo e profissão.

  • Idade

Como a tendência é que a velhice faça com que mais problemas de saúde apareçam, quanto mais avançada for a sua idade, maior será o valor de sua mensalidade.

Por este mesmo motivo, dependendo do estado de saúde que você apresenta, as coberturas custarão valores diferenciados. Mais uma vez, recomendamos que você não minta ou emita informações no momento de contratar um seguro.

  • Sexo

O sexo é outro critério de avaliação para as seguradoras. Segundo os dados estatísticos de institutos como o IBGE, as mulheres vivem mais que os homens.

Isto acontece por diversas razões, principalmente porque elas são as que mais se preocupam com a saúde e bem estar, frequentemente passando por avaliações médicas para saber se tudo está bem.

Pensando nisso, as mulheres podem contratar um seguro especial, o Seguro de Vida Mulher, que traz vantagens de cobertura exclusivas e com ótimo custo benefício.

  • Profissão

A profissão também pode influenciar os custos. Isto porque ela pode encarecer os valores para contratar um seguro ou mesmo impedir este processo, caso que ela seja uma profissão de risco, como garimpeiro, agente penitenciário, motoqueiro, dentre outros.

Aliás, sempre que trocar de emprego é necessário avisar a sua seguradora, pois qualquer desencontro de informação pode prejudicá-lo na hora de utilizar o seu seguro.

Agora você já sabe o que deve ser considerado ao contratar um seguro. Analise o perfil de sua família e as opções disponibilizadas pelas seguradoras, escolhendo a que tenha o melhor custo.

E, sobretudo, lembre-se que informações erradas podem anular a utilização deste benefício. Evite problemas e lembre-se que o seguro é um ato de amor para com os que vivem ao seu redor.

 

Utilizamos cookies e outros identificadores para ajudar a melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar o nosso site, você concorda com isto. Leia a nossa Política de Privacidade e os Termos e Condições para descobrir quais cookies são usados e como alterar suas configurações.