Causei um acidente de trânsito! E agora?

Acontecimentos inesperados fazem parte do nosso cotidiano, sejam eles bons ou ruins. No caso deste último, um acidente de trânsito é um exemplo do que pode ocorrer de ruim no dia a dia de muitas pessoas. Seja no volante ou como passageiro e pedestre, ele pode acontecer e você precisa saber como agir em um momento que demanda calma e atenção.

Pensando nisso, nesse post separamos algumas dicas para deixar você mais por dentro desse assunto, te ensinando o que fazer nos principais tipos de acidente de trânsito.

Confira!

O que fazer em caso de acidente de trânsito sem lesão corporal

Você estava dirigindo em uma via movimentada e, em uma fração de segundos, viu que o sinal ficou vermelho. Até conseguiu frear bruscamente, mas acabou batendo na traseira do carro que estava a sua frente. E agora, o que fazer diante de uma situação como essa?

Bom, este tipo de acidente de trânsito é bastante comum e pode ser resolvido de forma “rápida”.

Primeiramente, você deve colocar os automóveis no acostamento para não atrapalhar o fluxo desta via.

Não há nenhum problema legal em retirá-lo do caminho, a menos que haja conflito em ambos os lado sobre como resolver o problema.

Acionando o serviço de transito e a seguradora

Outra alternativa é colocar um triângulo de segurança a certa distância, deixar os faróis piscando e ligar para a polícia militar (PM – Telefone 190) ou serviço de trânsito (telefone 153, junto a Guarda Municipal). Caso você tenha seguro de automóvel, ligue para seu corretor ou diretamente para a seguradora para chamar um guincho para retirar o automóvel do local.

Já que você foi o causador do acidente de trânsito, então o ideal é que peça os dados do outro motorista envolvido no acidente, para poder ressarcir os danos causados em seu veículo e se for possível tire fotos dos danos causados ao terceiro e no seu veiculo.

Avise para a sua seguradora sobre o dano que causou e acionar a proteção a casos de acidente de trânsito que está inclusa em seu pacote do seguro.

Não deixe de também perguntar ao outro motorista se ele possui um seguro de automóveis. Em caso afirmativo, o problema pode ser resolvido de forma mais simples.

Ainda não conta com um seguro de automóvel? Então clique neste link e conheça a melhor seguradora do mercado. Aproveite!

Em caso de discordância entre as partes, faça um B.O.

Caso o outro motorista não fique satisfeito e o diálogo não bastar, façam um boletim de ocorrência (B. O.) naquele mesmo local. Isto pode evitar uma briga ou até mesmo um processo desnecessário.

Além disso, este documento é necessário para dar início ao processo de indenização por parte da seguradora e para começar a buscar uma oficina mecânica que esteja credenciada neste convênio.

Você deve ligar para a PM ou para o Departamento de Trânsito de sua cidade para fazer o boletim de ocorrência. Caso você não tenha uma resposta rápida destes dois agentes, há a possibilidade de tentar fazer o B.O. online pelo celular, no site da Polícia Militar.

Ao redigi-lo busque descrever o acidente com os maiores detalhes que puder e não omita nenhuma informação.

Depois, você pode acionar a seguradora para enviar o automóvel para conserto em uma das oficinas cadastradas em seu sistema, se quiser.

Reparo dos danos em estabelecimento não vinculado a seguradora

Porém, o outro motorista pode escolher reparar o seu carro em uma oficina que ele tenha confiança ou até mesmo em uma autorizada do fabricante, caso o automóvel ainda esteja em tempo de garantia.

Neste caso, se o carro do terceiro estiver na garantia, ele poderá realizar o conserto na autorizada do fabricante, e se o carro do terceiro não estiver na garantia, ele poderá realizar o conserto em uma oficina de confiança desde que a oficina emita nota fiscal dos serviços prestados e utilize peças originais, além disso os valores devem equivalentes ao tipo de serviço prestados.

 Acidente de trânsito com lesão corporal

Nesse caso, a situação é um pouco mais complicada. Mas, novamente, você deve manter a calma o quanto puder e seguir as instruções abaixo:

Acidente com vitima ferida

Se há alguém machucado, não remova os automóveis do lugar em hipótese alguma. Da mesma forma, procure deixar as luzes do carro piscando e coloque o triângulo para sinalizar o acidente de trânsito. Faça isso o mais rápido que puder.

Depois, enquanto confere as condições de saúde da vítima, você deve procurar ajuda médica (SAMU – Telefone 192 ou bombeiros – Telefone 193) e detalhar ao máximo o estado dela. Você não deve mexer nela, pois qualquer movimento errado pode provocar uma piora em seu quadro de saúde.

Feito isso, só lhe resta esperar pela ajuda médica. Enquanto isso, tente manter uma conversa com a vítima, a fim de acalmá-la e deixá-la consciente.

Acidente de trânsito: Prevenir é melhor que remediar!

O trânsito é um ambiente que demanda bastante cuidado e atenção de motoristas e pedestres.

No entanto, por mais que você tome as devidas precauções no dia-a-dia, é preciso pensar que o trânsito se faz em conjunto e, infelizmente, você não pode controlar a conduta de outras pessoas.

Além disso, diversos fatores externos influenciam a ocorrência de um acidente de trânsito, como condições climáticas desfavoráveis, estradas mal conservadas, dentre outros.

Por isso, você pode adotar algumas medidas para auxiliá-lo em caso de acidente de trânsito. Uma delas é a adoção de um seguro para automóveis.

Este serviço protege seu automóvel de diversos problemas. Além dos danos de um eventual acidente de transito (em que você é a vítima ou  o causador), ele cobre roubos, chaveiros, mecânicos, guincho até oficina ou residência, troca de pneus, falta de gasolina, dentre outros perrengues que você pode vir a enfrentar.

Além disso, vale a pena lembrar que este tipo de situação pode acontecer em qualquer momento, até mesmo em uma viagem de férias, distante da cidade em que vive.

E em caso de acidente de trânsito, uma seguradora será muito mais útil e eficiente do que telefonar para um familiar ou amigo a quilômetros de distância de você.

Pense nisso! É melhor prevenir do que correr riscos desnecessários.

Conclusão

Esperamos que este guia tenha sido útil para você que a partir de agora esteja mais informado sobre o que fazer em caso de acidente de trânsito.

Entendemos que a situação não é simples, mas procure manter a calma e busque ajuda o mais rápido que puder, ligando para a sua seguradora ou familiares que possam socorrê-lo. Cuide-se!

Utilizamos cookies e outros identificadores para ajudar a melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar o nosso site, você concorda com isto. Leia a nossa Política de Privacidade e os Termos e Condições para descobrir quais cookies são usados e como alterar suas configurações.