Por que contratar um seguro?

Vale a pena contratar um seguro?

Essa é a pergunta realizada por milhões de brasileiros todos os anos. Isso porque o aumento da violência, aliado a uma série de outros fatores, tem elevado o número de riscos pelos quais uma pessoa está sujeita a passar hoje em dia. E para blindar estes riscos, foram criados vários seguros, para as mais diversas finalidades.

Existe o seguro automotivo, o seguro residencial, o seguro para celulares — este sendo um dos mais recentes do mercado —, o seguro contra incêndios, o seguro de vida e uma infinidade de outras opções que variam de acordo com o problema enfrentado.

A tentativa de amenizar ou até mesmo de restaurar completamente as perdas financeiras é sempre o que leva as pessoas a contratarem esses serviços, que muitas vezes, são verdadeiras salvações para os momentos de maior dificuldade na vida das pessoas.

Apesar dos benefícios, que são incontestáveis, ainda existe uma grande parcela da população brasileira que se questiona sobre a funcionalidade do seguro no dia a dia.

Para acabar de uma vez por todas com as maiores dúvidas, no post de hoje nós falaremos tudo a respeito sobre a tradicional pergunta: vale a pena contratar um seguro?

Você prefere contar com o acaso ou com a preparação nos momentos de dificuldade?

Claro que ninguém deseja que coisas ruins aconteçam, mas infelizmente elas sempre acontecem, em algum momento ou outro da vida. E ficar esperando algo de ruim acontecer sem fazer simplesmente nada, não é a melhor decisão, não é mesmo?! Por isso, estar preparado para as dificuldades, antes delas acontecerem, é o melhor que tem a fazer.

Se você vive em uma situação que apresenta algum tipo de risco e que não depende da suas ações pessoais, a preparação sempre vai ser a melhor escolha para que você se livre ou diminua os potenciais problemas que possam acontecer.

Esse é o caso, por exemplo, dos roubos que acontecem a quase todo momento em grandes cidades. Evitar ruas desertas e os passeios em áreas perigosas em determinados horários pode diminuir consideravelmente seus riscos, mas o acaso sempre pode acontecer.

Nem todo seguro custa uma fortuna!

Uma das concepções mais equivocadas das pessoas que optam por não investir em um seguro, é a noção de que todas as apólice custam muito dinheiro, o que não é verdade.

Já se foi o tempo em que os seguros custavam verdadeiras fortunas. Cada vez mais as seguradoras estão oferecendo condições especiais, para que as pessoas possam adquirir esse tipo de serviço, e assim, garantir mais segurança e tranquilidade para o seu dia a dia.

Um bom exemplo disso, são as apólices fornecidas pelas instituições financeiras. Por apenas alguns reais você consegue proteger toda sua conta bancária, ficando livre de riscos e de outras dificuldades que podem acontecer com relação as suas finanças.

Mas qual opção contratar? Eu tenho que ter mais de um seguro?

Antes da contratação de um seguro, é fundamental que você tire todas as suas dúvidas sobre o assunto. Pergunte sobre os valores da sua apólice, os valores referentes as franquias aplicadas e todas as questões que sejam pertinentes ao serviço que você está contratando.

Veja também: O que um seguro residencial cobre?

Na hora da escolha, o ideal é que você opte somente por aquilo que esteja dentro das suas maiores necessidades de proteção. Se por ventura, as suas necessidades se voltam para áreas diferentes da sua vida, então o mais indicado é que conte com mais de um seguro.

Por exemplo, se para você existe a necessidade de proteger seu automóvel e a sua residência contra acidentes ou qualquer outro tipo de intercorrência, então nesse caso, você poderá contratar um seguro auto e um seguro residencial para garantir a proteção dos seus bens.

A contratação de um seguro de automóveis e também de um seguro residencial e de vida, por muitas vezes, representam as principais escolhas que as pessoas podem fazer hoje em dia.

Se você puder optar por somente por um destes seguros, veja qual deles é mais vantajoso para a sua vida cotidiana. Aqui a escolha fica por conta das suas circunstâncias pessoais. Até mesmo o ano do veículo e o modelo são importantes na hora de avaliar o seu caso individual.

Bons corretores irão saber como direcionar as suas dúvidas, principalmente as suas preocupações financeiras na hora da contração.

Como os seguros funcionam?

A última questão por parte das pessoas que ficam em dúvida sobre a contratação ou não de um seguro, seja ele qual for, é sobre o seu funcionamento.

Na maioria dos casos, todos eles funcionam de maneira semelhante: o contratante paga os valores acordados no momento da contratação e em seguida passam a ter proteção “imediata” sobre tudo aquilo que foi contratado.

No caso de um seguro residencial, por exemplo, o contratante paga o valor estipulado e em seguida fica seguro dos danos que venham a acontecer. No caso de um incêndio, há a restituição total ou parcial  — dependendo da apólice — de tudo aquilo que foi danificado.

A estrutura da sua residência, o dano da sua mobília e até mesmo dos seus eletrônicos podem estar cobertos por um desses serviços, o que evita que você perca todos os seus bens de maneira repentina.

No caso do seguro automotivo, o funcionamento também é semelhante. A única diferença depende da apólice, que pode ou não proteger contra danos no veículo ou contra somente os temidos roubos que acontecem regularmente.

Mais uma vez, ressaltamos a importância de uma boa corretora, para que todas as suas dúvidas sejam solucionadas. Esses serviços podem ser uma verdadeira mão amiga e podem realmente proteger você de situações de adversidade.

Afinal, nada pior do que perder um bem e não ter como se recuperar financeiramente, não é verdade?

Esse foi o nosso post de hoje sobre por que contratar um seguro! Esperamos que você tenha gostado! Que tal compartilhar esse conteúdo nas redes sociais para ajudar a educar ainda mais pessoas sobre esse assunto? Você pode estar ajudando muitas pessoas a tomarem a sua decisão!

Utilizamos cookies e outros identificadores para ajudar a melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar o nosso site, você concorda com isto. Leia a nossa Política de Privacidade e os Termos e Condições para descobrir quais cookies são usados e como alterar suas configurações.