Por que é importante fazer um seguro de viagem?

Imagine que você acaba de iniciar a esperada viagem ao exterior que há tanto tempo planejava. De repente, no meio da viagem, você come alguma coisa estragada e começa a passar mal. Ao procurar por um hospital, descobre que uma simples consulta e medicamentos custarão caro porque você é estrangeiro. Este tipo de situação pode ser evitada se você fazer um  seguro de viagem.

Geralmente, planejamos a viagem nos mínimos detalhes, mas nos esquecemos que imprevistos podem acontecer e que tudo pode ir por água abaixo se não estivermos preparados.

Pensando nisso, preparamos este guia para que você sane suas dúvidas sobre seguro de viagem e esteja preparado para a sua próxima aventura.

Confira!

O que é um seguro de viagem?

O seguro de viagem nada mais é do que uma cobertura de gastos imprevistos em uma viagem de férias ou até mesmo um intercâmbio.

Geralmente, ao contratar uma seguradora, você terá disponíveis auxílios médico e odontológico, além de ajuda financeira e jurídica, repatriação de corpo em caso de morte e assistência em caso de bagagens extraviadas. Enfim, muitas são as vantagens e dores de cabeças evitadas ao obtê-lo.

Qual é o processo para contratar um seguro de viagem?

Alguns países exigem que o turista ou o estudante de intercâmbio contrate um seguro de viagem para atendê-lo durante a sua estada no país.

Ao ter a confirmação da data de viagem ou, no caso de um intercâmbio, a carta de aceite de uma escola ou universidade, é importante começar a pesquisar as seguradoras e os tipos de seguro de viagem disponíveis para o seu caso.

Nós recomendamos que antes de você optar por uma ou outra empresa de seguros, que você pesquise a idoneidade, lendo comentários de outros usuários sobre a experiência internacional com esta seguradora.

Outro ponto é comparar os preços e comodidades que cada uma oferece. Mas preste atenção: opte pela que atender as suas necessidades e tiver o melhor custo benefício. Lembre-se que o barato pode sair caro.

Quer saber onde encontrar um seguro de viagem de qualidade e eficiente para os seus momentos de necessidade em suas viagens? Clique aqui e conheça a melhor seguradora do mercado!

Por que é importante fazer um seguro de viagem?

Razões não faltam para você contratar um seguro de viagem, seja para uma estadia de poucos dias ou para um intercâmbio. Vamos listar algumas delas:

1º – Ausência de sistema de saúde público

No Brasil, independentemente de alguém ser brasileiro ou estrangeiro, um hospital público atenderá sem custos desde uma gripe até um acidente mais grave.

Mas isto não acontece em todos os países: para muitos, não há obrigação nenhuma para com a saúde do turista ou estudante internacional.

Recentemente, os jornais brasileiros comentaram o caso de um rapaz paulista que foi fazer intercâmbio acadêmico em Bogotá, capital colombiana. Infelizmente, no início de sua estadia, ele sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e foi imediatamente hospitalizado.

O problema é que este país não conta com um serviço de saúde público e o rapaz não havia contratado um plano de seguro de viagem. A família passou a fazer campanhas públicas para arrecadar dinheiro para trazer o rapaz para o Brasil e pagar a dívida que aumentava todos os dias com o hospital colombiano.

Este tipo de situação pode ser evitado com a obtenção de um seguro. Lembre-se que, de qualquer forma, você é um estrangeiro e não possui os mesmos direitos que os cidadãos daquele país.

Para o caso de intercâmbio é ainda mais necessário porque se imagina que o estudante ficará um longo período em outro país, sem familiares e conhecidos por perto para auxiliá-lo em um momento tão complicado. Estudantes e responsáveis por eles devem pensar seriamente nisso.

2º – Dificuldade de comunicação

A burocracia no dia-a-dia já nos deixa estressados. Então, imagine ter que lidar com ela doente, em um momento em que você deveria estar relaxando e ainda em outra língua.

Com uma ligação para sua seguradora, você terá alguém resolvendo todos os problemas para você. Não há dinheiro que pague esta tranquilidade.

3º – Falta de conhecimento das leis nacionais do país visitante

Esta situação é comum, haja vista que ao planejar uma viagem você estará mais preocupado em pesquisar sobre os pontos turísticos de interesse do que ler a constituição nacional e o código penal do país.

Assim como a ponderação que fizemos sobre os sistemas de saúde de cada país, cada país possui um funcionamento jurídico diferente e que nem sempre pode se parecer com o do Brasil. Por exemplo, dirigir pode ser um transtorno.

Infelizmente, a segurança e bem estar do indivíduo não estão totalmente assegurados e mesmo em países que o índice de criminalidade é baixo pode acontecer casos de furtos ou roubos. O turista não está a salvo disso e até mesmo é um dos perfis de vítima mais visados pelos ladrões.

Se passar por este tipo de situação já é traumático no cotidiano, imagine fora de casa? Ao contratar um seguro de viagem você terá alguém para auxiliá-lo e orientá-lo sobre como proceder em uma situação como esta. Você não estará sozinho.

4º – Por último, mas não menos importante, continue a aproveitar

Quando planejamos uma viagem ou um intercâmbio, temos milhares de expectativas boas sobre como será a nossa experiência. E nas nossas projeções não acontecem acidentes ou roubos.

Mas na realidade, este tipo de coisa cabe e quando acontece não é bacana. Obviamente precisamos ter certos cuidados ao viajar e saber relaxar sem abaixar a guarda para o perigo.

Porém, precisamos entender que não conseguimos controlar tudo e imprevistos acontecem.

E caso estas situações ruins aconteçam na sua viagem, é muito melhor que você tenha um seguro de viagem.

Você pode ficar um pouco triste com o fato, mas terá a ajuda necessária para resolver rapidamente o problema ou ainda poupar tempo com trâmites para continuar aproveitando a sua viagem. Pense nisso!

Esperamos que esta publicação tenha te ajudado a colocar a contratação de um seguro de viagem na sua lista de planejamento para uma viagem internacional. Com isto, nós desejamos que você aproveite a sua estadia, tendo a certeza que nada estragará aquele momento. É com o seguro em mãos que podemos desejar tranquilamente uma boa viagem!

Utilizamos cookies e outros identificadores para ajudar a melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar o nosso site, você concorda com isto. Leia a nossa Política de Privacidade e os Termos e Condições para descobrir quais cookies são usados e como alterar suas configurações.