Você sabe quais são os benefícios de um seguro residencial e suas coberturas?

Em uma única apólice, a pessoa interessada em contratar um seguro residencial terá muitas coberturas, pois ele tem diversos seguros agrupados e conjugados. Esse produto é indicado para residenciais individuais que podem ser casas e/ou apartamentos que são usados como moradia ou somente para veraneio.

Em caso de incêndio, queda de raios e explosão, o imóvel que tem um seguro residencial estará protegido, pois essa é uma cobertura que também pode ser conhecida como uma garantia básica.

É claro que além da garantia classificada como básica, ao fechar um contrato de seguro residencial o cliente pode contratar outros serviços que serão importantes, pois assim a casa estará protegida de todos os riscos.

Dentre as opções de coberturas adicionais temos: roubo, impacto de veículos, desmoronamento, queda de aviões, furações, vendaval, ciclone, chuva de granizo, danos elétricos e muitos outros. O que determinará a gama de coberturas oferecidas é a seguradora residencial escolhida. O cliente tem a possibilidade ainda de contratar uma cobertura que arcará com todos os prejuízos causados pelo dono ou pelas pessoas que moram na casa de forma involuntária.

Tal cobertura inclui até a mordida que o seu bichinho de estimação da no carteiro, por exemplo, pois ela está configurada na cobertura que pertence ao seguro de responsabilidade civil inclusa na apólice multirriscos. Toda e qualquer propriedade segurada ou não está sujeita a muitos problemas e felizmente, há coberturas específicas que tratam até do pagamento do pagamento seja para o inquilino ou proprietário se o imóvel vier a pegar fogo, por exemplo.

Outra opção que a seguradora pode oferecer ao cliente e uma associação do seguro residencial com o de vida e de acidentes pessoais, pois o destinado a acidentes pessoais dá cobertura para quem sofrer algum acidente doméstico em casa. O grande diferencial entre uma seguradora e outra está nos tipos de planos oferecidos, pois cada empresa oferece seguro com diferentes características que vão incluir desde a exclusão de riscos até diferentes coberturas que incluem casas de madeira.

Moradores de apartamentos atenção quanto ao seguro do condomínio

O seguro que o condomínio tem não inclui nem o seu imóvel e muito menos os bens que estão dentro do seu apartamento. Os proprietários e/ou locatários que quiserem ter os bens protegidos precisam pagar seguro residencial próprio.

O seguro residencial cobre boa parte das catástrofes as quais os imóveis estão sujeitos, porém algumas entram na lista das exceções como é o caso de inundações, maremotos e terremotos. Além disso, o seguro residencial não cobre quando o imóvel não é bem conservado.

O que está coberto em seguro residencial classificado como multirrisco? 

Quando o cliente opta por um seguro residencial multirrisco, ele não precisará se preocupar se for preciso reconstruir seu imóvel, reparar ou repor algum dos seus pertencentes, despesas adicionais que são referentes ao impedimento de morar na sua casa por causa de um incêndio ou qualquer outro motivo que está no contrato e, ainda, a responsabilidade civil familiar.

Se porventura, a casa ou o apartamento for destruído ou danificado por um incêndio, raio ou explosão, o seguro residencial pagará o serviço independentemente de ele ser um reparo ou uma reconstrução, porém é preciso ficar atento ao valor que está previsto no contrato. Esse montante estará previsto no Limite Máximo de Garantia por Cobertura Contratada (LMGCC) ou no Limite Máximo de Indenização (LMI). Caso a apólice adquirida conte com cobertura para danos oriundos de vendaval, ciclone, tornado, granizos ou quaisquer outros prejuízos, a pessoa será indenizada assim como se a casa sofrer um curto-circuito.

Uma dica para quem está pensando em recorrer ao seguro residencial é calcular bem o valor se houver necessidade de reconstruir o imóvel, pois isso evita que você gaste com outras coberturas que não vão atender a sua necessidade. Normalmente, o seguro residencial multirriscos ainda dá cobertura para as estruturas pertencentes as partes externas da casa que são: piscina, garagem, sauna e outros tipos de construção. No entanto, elas devem ser ocupadas de forma exclusiva pelos moradores que usam a parte da casa considerada principal.

De forma geral, são as seguradoras é que definem qual será o percentual em cima do valor da indenização do imóvel principal que será repassada para as partes que são consideradas externas.

Se o seu desejo é ter um valor maior de garantia, solicite ao seu corretor um novo cálculo. Contudo, é preciso saber que quanto maior for a indenização maior custo adicional com seguro o dono da casa terá que arcar. Tenha sempre em mente que o valor considerado limite da indenização deverá ser um montante que fará com que você consiga reconstruir sua residência, pois o seguro não irá considerar o terreno, apenas a construção que ali estiver.

Seguro residencial multirriscos inclui reposição de bens de caráter pessoal

Caso um roubo ou o fogo venha destruir seus móveis, roupas, objetos eletrônicos, esportivos e outros itens que estão cobertos pelo seguro não há o que temer, porém é preciso ter atenção quanto ao valor de indenização que foi acordada.

A fim de não achar que o valor da indenização é baixo, antes mesmo de fechar o contrato, faça um levantamento dos seus bens, pois ao ser ressarcido, você só receberá um percentual do montante total que está previsto nessa cobertura chamada adicional. É importante diferenciar em caso de roubo, pois nem sempre todos os pertencentes serão retirados da casa e assim o valor da cobertura será referente apenas ao que pode ser furtado.

No entanto, se o seguro visar proteger o imóvel diante de um incêndio, raio e explosão, nesse caso deverão ser inclusos todos os bens de valor que estão no imóvel. Diante de tantas coberturas que o seguro residencial oferece o que você não pode é ficar contando com a sorte! Entre em contato com a nossa equipe, solicite um orçamento e deixe não só o seu imóvel como também sua família segura.

Fazendo isso você evita dor de cabeça e gastos necessários quando um imprevisto vier bater a sua porta, pois não dá pra prever quando essas coisas vão acontecer, não é mesmo!

Utilizamos cookies e outros identificadores para ajudar a melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar o nosso site, você concorda com isto. Leia a nossa Política de Privacidade e os Termos e Condições para descobrir quais cookies são usados e como alterar suas configurações.